O governo do Espírito Santo vai abrir um novo concurso público para a Polícia Penal, com 600 vagas disponíveis. As provas devem ser aplicadas em novembro deste ano e o edital será publicado ainda em setembro. O salário inicial da carreira é de R$ 5.631,16, mais auxílio-alimentação de R$ 800.
O Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap) será o responsável pela elaboração da seleção. A página oficial do certame já está disponível no site da banca, o que indica que o edital deve sair em breve. Para participar, é necessário ter ensino médio completo, carteira de habilitação na categoria B ou superior, além de outros requisitos que estarão descritos no edital.
O processo seletivo contará com várias etapas, incluindo prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, Teste de Aptidão Física (TAF), exame de saúde, exame psicotécnico, investigação social e curso de formação.
Entre as atribuições da carreira de policial penal estão o planejamento, a organização, o monitoramento, a execução e a avaliação das atividades relacionadas à gestão penitenciária, além de atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.
O último concurso realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) aconteceu no ano passado, também com 600 vagas para o cargo de inspetor penitenciário. O regime de trabalho é estatutário, o que garante estabilidade ao servidor. À época, o certame atraiu 38.101 inscritos.
Ao anunciar a abertura do novo concurso, o governador Renato Casagrande (PSB) destacou a importância da categoria. “Vamos reforçar uma polícia que é nova, criada recentemente, para garantir cada vez mais segurança e proteção para o nosso sistema prisional”, disse. (Da Redação com G1 ES)
Comente este post