Com a maior taxa se homicídios em 2025 dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes no Espírito Santo, São Mateus despertou esta terça-feira (16) com viaturas e policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Polícia Militar nas ruas.
A operação envolveu a 18ª Delegacia Regional, com o apoio operacional da Divisão de Inteligência da Polícia Penal e do setor de inteligência do 13º Batalhão da Polícia Militar, para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de São Mateus.
A operação objetivou combater o tráfico de drogas e crimes de homicídio nos bairros Ribeirão, Aroeira, Vila Verde e Nova São Mateus e contou a participação de 35 policiais.
Duas pessoas foram presas em cumprimento aos mandados – ambas por tentativa de homicídio, em Guriri e em Vitória – e uma terceira foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com ela, foi apreendida uma pistola calibre .380 e 51 munições do mesmo calibre. Todos os presos têm ligação com tráfico de drogas.
O objetivo, segundo o superintendente regional Norte, delegado Fabrício Dutra, é conter a escalada de crimes dolosos e inibir os de menor impacto. Somente no último final de semana a cidade registrou três homicídios na guerra de organizações criminosas pelo controle do movimento do tráfico de drogas.
Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro disputam território, mas a Polícia já detectou a presença também de uma órganização do Estado da Bahia ligada ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
A operação visava a cumprir nove mandados de busca, apreensão e prisão. Os dois suspeitos de tentativa de homicídio foram presos nas primeiras incursões.
CONFRONTO
O Espírito Santo não teve registro de homicídio nas últimas 30 horas (até 6 da manhã). Mas no meio do dia de ontem traficantes ligados ao Comando Vermelho do Morro da Boa Vista, em São Turquato, receberam a tiros os policiais militares em patrulhamento.
Houve revide da Polícia e morreu um adolescente de 17 anos que, segundo o comandante da PM, coronel Douglas Caua, somente em 2025 já havia sido apreendido três vezes por tráfico e colocado em liberdade.
No final de semana, de 18 horas de sexta-feira às 6 horas da manhã de segunda, o Estado registrou dez homicídios: dois em São Mateus, dois na Serra e os demais em São Domingos do Norte, Linhares, Aracruz, Itapemirim, Vila Velha e Conceição do Castelo.
O Estado apresenta, até 15 de setembro, redução de 11,3% no número de homicídios em relação ao mesmo período de 2024. Entretanto, a primeira quinzena de setembro de 2025 está com 13% a mais de homicídios em relação ao mesmo período de 2024.
Veja o Painel de Homicídios:
São Mateus tem a maior taxa de homicídios do Espírito Santo em 2025
Comente este post