O Espírito Santo tem registrado uma estiagem prolongada e pouca chuva, principalmente na metade norte do Estado. Na região de Linhares, a situação é a mais crítica, entre 70 e 90 dias sem chuva significativa, quase a mesma situação de Barra de São Francisco e todo o noroeste.
No entanto, segundo o Climatempo, este cenário muda neste início de semana com retorno da chuva volumosa no Estado.
“A combinação de ventos nos níveis altos da atmosfera somados à entrada de umidade vinda do oceano favorecem chuvas fortes e volumosa na Grande Vitória e áreas mais próximas ao Rio de Janeiro”, informa o site.
Ainda segundo o Climatempo, “modelos meteorológicos indicam acumulados de chuva entre 60 e 90 mm, mas localmente pode até passar dos 100 mm.”
Essa chuva pode vir em forma de temporais, trovoadas e ventos com magnitude de 55 km/h. A previsão é de céu encoberto, dia chuvoso e sem previsão de aberturas de sol; consequentemente, as temperaturas diminuem a partir de hoje.
Chuva alcança o norte do Estado
A chuva alcança áreas do norte do estado, que são as áreas mais castigadas pelo longo período de tempo seco a partir desta terça-feira, 31.
“O sol aparece entre muitas nuvens e há risco para chuva a qualquer hora com forte intensidade com raios e rajadas de vento”, avisa o Climatempo.
Segundo a meteorologia do Incaper, na região Noroeste, o céu fica encoberto e o dia chuvoso nesta terça-feira, 31 e se mantém assim na quarta-feira, 1º de setembro.
Há possibilidade de tempestades mas a previsão é de que chova 10mm na terça e 16mm na quarta. (Da Redação com Climatempo e incaper)
Comente este post