O projeto Arranjos Produtivos, conduzido pela Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), tem várias frentes de atuação. Além da distribuição de mudas e as consultorias técnicas nas plantações, outro trabalho de destaque é a consultoria para a abertura e licenciamento de agroindústrias familiares. Atualmente essa ação é realizada em cerca de 70 agroindústrias dos 27 municípios parceiros do projeto.
“A consultoria trabalha por meio de demanda. Os produtores podem demandar a nossa consultoria e eu vou realizando meu trabalho. Nós temos uma demanda muito grande. Em Itapemirim, nós estamos atuando desde 2023. As pessoas que têm interesse podem entrar em contato”, explica Alessandra Vasconcelos, subcoordenadora do projeto Arranjos Produtivos.
A Alessandra é a responsável técnica no atendimento de todas as agroindústrias que participam do projeto. Na zona rural de Itapemirim, por exemplo, a consultoria do projeto foi um divisor de águas na agroindústria de produção de queijos conduzida pelo senhor Jardemil Martins Silveira. No ramo há mais de 30 anos, ele lidera o negócio ao lado do filho Fábio Silveira.
No caso deles, a consultoria resultou em uma reforma geral do espaço. A estrutura antiga da queijaria foi derrubada e uma nova foi construída no local, todo o maquinário também foi alterado e todos os protocolos de higienização foram atualizados. Recentemente a agroindústria recebeu o registro do Serviço de Inspeção Municipal, um certificado que assegura ao consumidor a qualidade e a segurança do produto de origem animal.
“A consultoria do projeto foi muito importante, eu agradeço pela consultoria e pelas informações. Tivemos orientação em várias coisas, como na rotulagem e na planta do projeto. Antes era uma queijaria velha e construímos uma nova. O plano agora é aumentar a produção, aumentar as vendas e seguir em frente”, agradeceu o produtor Fábio Silveira.
Vale destacar, no entanto, que o projeto Arranjos Produtivos cuida gratuitamente de toda a parte de licenciamentos e orientações técnicas para as melhorias necessárias, mas os custos financeiros das reformas são de responsabilidade dos proprietários do espaço.
Família realiza sonho
Também na zona rural de Itapemirim, a consultoria do Arranjos Produtivos foi decisiva no projeto de expansão da agroindústria liderada pela jovem Lara Ferreira, que trabalha ao lado do marido, da mãe e do pai.
Nos primeiros meses de fundação da agroindústria, o requeijão, o queijo e o iogurte vendidos eram produzidos em uma estrutura construída na varanda da família. Agora eles estão construindo um novo espaço específico para a preparação dos produtos. Uma obra que, para eles, é a realização de um sonho.
“O projeto ajudou muito, a Alessandra que fez o nosso esboço da construção e explicou tudo o que a gente precisa fazer para ficar dentro das leis. Esse espaço é a realização de um sonho. Aqui, no primeiro momento, nós vamos produzir queijo, requeijão e iogurte. Mais para frente, nós pretendemos trabalhar com outros produtos derivados do leite, como doce de leite e manteiga”, celebrou Lara.
A previsão é que a nova agroindústria da família seja inaugurada ainda em 2025. “Ver a realização deles dá uma alegria enorme. Eu gosto muito do que eu faço, faço com prazer. A gente cria uma relação de afetividade com os produtores. Não tem coisa melhor do que você contribuir para que as pessoas melhorem ainda mais o que fazem”, concluiu a consultora Alessandra Vasconcelos. (Com WebAles)
Comente este post