Foram 840 dias sem homicidio, ou seja, dois anos e quatro meses, o que colocava Santa Leopoldina como o quarto município há mais tempo sem esse tipo de crime doloso, atrás apenas de Muqui (1.479 dias), Dores do Rio Preto (1.174 dias) e Iconha (950).
Mas a estatística foi interrompida nos primeiros minutos deste domingo (03), com um assassinato no Bar Taberna, ponto de encontro próximo à ponte sobre o rio Santa Maria.
A vítima foi Wesley de Castro Souza, 45 anos. Ele e o suspeito bebiam no local, comelçaram a discutir e o outro sacou uma arma e disparou contra Wesley.
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o suspeito é Erick Chaves Ribeiro, que fugiu após fazer os disparos. Wesley morreu no próprio local da ocorrência.
Este é um dos oito homicídios já registrados pela Polícia neste mês de agosto, até às 6 horas deste domingo(3).
Na sexta-feira (01), houve apenas um homicídio, em Planalto Serrano, na Serra. No sábado, houve cinco: de madrugada, em Jaqueira, município de Presidente Kennedy, que estava há quase 11 meses sem homicídio.
No meio da tarde, por volta das 15h, um duplo homicído em Jardim Carapina, na Serra, nesse momento o município com maior elevação de homicídios na Região Metropolitana em 2025.
No início da noite, no bairro de São José, região da Grande São Pedro, em Vitória, onde Rafael do Nascimento Lima, de 38 anos, foi baleado numa troca de tiros. E à noite uma pessoa morreu no hospital de São Mateus.
Nas primeiras horas deste domingo, houve um homicídio em Boa Vista, São Gabriel da Palha, e este de Santa Leopoldina.
Estes dois últimos ainda não entraram nas estatísticas do Painel de Homicídios do Observatório de Segurança Pública, que registra apenas os dois primeiros dias de agosto, que começou mais violento do que julho. Nos dois primeiros dias do mês passado foram dois homicídios no Estado.
O ÚLTIMO
O último homicídio em Santa Leopoldina havia ocorrido em 15 de abril de 2023, quando um dos bandidos mais perigosos do EStado, respondendo a 13 inquéritos no município, matou a tiros um homem de madrugada. Renato Gomes Cravo, 23 anos, o suspeito, já era procurado pela Delegacia de Polícia (DP) de Santa Leopoldina, considerado de altíssima periculosidade. A vítima foi Ramon Rodrigues.
Segundo a Polícia Civil, o indivíduo, também conhecido como RT, é suspeito da autoria de homicídios, tentativa de latrocínio, roubos, tráfico de drogas e receptação. Numa ação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e demais força de segurança, em Santa Leopoldina, Renato Gomes Cravo foi, finalmente, capturado no início de fevereiro deste ano de 2025. Ele tinha cinco mandados de prisão em aberto.
O homem que Renato Gomes Cravo é acusado de matar em abril de 2023 foi morto, segundo a polícia, na disputa pelo controle do movimento do tráfico de drogas em Santa Lepoldina. Depois, em 2024, Renato passsou a ser o suspeito também de uma tentativa de homicídio contra Madson Lepaus Nascimento, também no centro de Santa Leopoldina.
HOMICÍDIOS EM BAIXA
Santa Leopoldina pertence à Região Integrada de Segurança Pública (RISP de mais baixo índice de homicídios no Espírito Santo: a Serrana, com -39,7% de crimes desta natureza em 2025 – apenas 19 em 214 dias deste ano, ante 31 no mesmo período de 2024.
Em todo o Espírito Santo, os homicídios estão em baixa de 15% em 2025, que registrou 449 crimes nesse período até 2 de agosto, ante 528 em 2024, no mesmo período.
O Estado tem, atualmente, 51 municípios há mais de 30 dias sem homicídios. O maior deles é Cachoeiro de Itapemirim, com cerca de 200 mil habitantes, há 45 dias sem homicídio doloso.
NOROESTE EM PAZ
O Noroeste do Estado, com seus 20 municípios, estava há oito dias sem homicídios até esta madrugada, quando hiuve um crime em São Gabriel da Palha, que estava há mais de cinco meses sem assassinatos.
Os destaques da região são três municípios há mais de um ano sem homicídios: Vila Pavão (635 dias), Alto Rio Novo (511) e Marilândia (477).
São Domingos do Norte está há mais de nove meses sem ocorrência e Mantenópolis há mais de oito meses. Barra de São Francisco, a terceira maior cidade da região, está há 47 dias.
CARIACICA EM DESTAQUE
O município de Cariacica é o destaque da Grande Vitória. Com 350 mil habitants, vai completar 30 dias sem homicídios nesta terça-feira (5).
De acordo com o prefeito Euclério Sampaio (MDB), isso é resultado da atenção da gestão aos programas sociais, à educação e à saúde, além de melhor aparelhamento e capacitação da Guarda Civil Municipal, que atua em apoio ao policiamento ostensivo da Polícia Militar.
Com a menor população da Região Metropolitana, o município de Fundão, com cerca de 20 mil habitantes, está há quase cinco meses sem homicídios. (Da Redação com dados do Observatório de Segurança Pública)
Comente este post