Um policial militar foi baleado e levado socorrido para o Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, pelo SAMU. A tentativa de homicídio em confronto com agentes do Estado ocorreu no Assentamento Otaviano de Carvalho, no distrito de Itamira, município de Ponto Belo, no extremo norte capixaba, a 350km de Vitória.
A ocorrência foi durante uma tentativa de abordagem da guarnição da PM averiguando um roubo em zona rural, quando foi recebida com disparos de arma de fogo. Um dos policiais foi alvejado com um disparo na boca, com o projétil, aparentemente, alojado no maxilar.
De acordo com o comando da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Pinheiros, o estado de saúde do policial é estável e não corre risco de morrer.
Os policiais revidaram e um criminoso foi detido. Segundo a PM, o elemento tem passagens policiais por porte ilegal de armas e tráfico de drogas. É do distrito de Sobrado e pratica roubos e furtos em Pinheiros, Boa Espereança e Nova Venécia.
A Polícia está empenhada em identificar, monitorar e prender indivúduos como esses, segundo o capitaão Prattes, subcomandante da 19ª Cia, para pacificar a região. “Eles se movimentam em busca de dinheiro de venda de café ao final da colheita”, disse o oficial.
A região compreendida por Mucurici e Ponto Belo, cujas sedes municipais se separam por pouco mais de 3km (Ponto Belo era distrito de Mucurici) é a que mais preocupa as autoridades policiais da Área Integrada de Segurança Pública 23.
Os dois municípios somam apenas 12 mil habitantes, mas em 2025 já tiveram cinco homicídios, sendo três em Mucurici e dois em Ponto Belo. Ou seja, uma projeção de 69,98 homicídios por grupos de 100 mil habitantes para o ano, talvez o mais elevado do Espírito Santo.
“Prendemos os grupos de traficantes que atuavam na região e, agora, novos grupos se matam em disputa pelo controle do movimento. Mas estamos monitorando e em contato direto com as Polícias da Bahia e de Minas, já que são regiões de influência. Vamos prender esses também e pacificar a região”, disse Prattes.
O capital da PM cita a bem sucedida experiência em Pinheiros, que tinha um índice de homicídios muito alto e foi reduzido nos últimos quatro anos com a mesma estratégia. Para se ter uma ideia, a cidade sede da companhia da Polícia tem cerca de 25 mil habitantes, a maior da região, e este ano registrou apenas três homicídios até o momento.
“Foram dois homicídios relacionados ao tráfico de drogas e o outro uma discussão boba que acabou na morte de um ex-candidato a vice-prefeito. O desafeto saiu do local dizendo que iria matá-lo e fez isso, esbarrando com o carro na moto do ex-candidato, que caiu e acabou morrendo. Se não fosse isso, teríamos apenas dois homicídios”, disse Prattes.
Pinheiros teve redução de 40% nos homicídios eMontanha, outro município do agro na região e com a segunda maior população da AISP 23, teve uma redução de 45% nos homicídios este ano em comparação com o mesmo período de 2024.
A 19ª Companhia Independente está de comando novo, o majmor Adair Eugênio Sabino Gomes, que é analista criminal, bacharel em Direito, formado em sistmea de informação e ciências policiais e militar na Academia de Polícia de Minas Gerais. (Da Redação)
Comente este post