Um homem de 21 anos, identificado como Filipe Siqueira Galvão, apontado pela Polícia Civil como autor do assassinato de Daniel Pereira Cancian, de 23 anos, morto a pauladas e pedradas no último dia 17 de julho, em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, foi preso na noite de quarta-feira (23) durante uma operação da Força Tática da Polícia Militar no bairro Portelinha, em Aracruz, no Norte do estado.
O suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, expedido pela Justiça a pedido da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Nova Venécia. Segundo as investigações, ele matou a vítima com golpes de madeira e pedradas, em um crime classificado como cruel e que impediu qualquer chance de defesa.
A motivação, de acordo com a polícia, foi uma disputa por dívida em dinheiro. “O suspeito havia ameaçado a vítima de morte na véspera do crime e, após o ato, confessou a autoria a testemunhas, tentando também destruir provas”, afirmou o delegado Willian Dobrovosk, titular da DHPP de Nova Venécia.
“Diante da gravidade do crime e do risco que o investigado representava à ordem pública e à instrução do processo, a Polícia Civil representou por sua prisão preventiva, decretada pelo Poder Judiciário”, acrescentou o delegado.
Prisão em Aracruz e suspeita de ligação com facção
Filipe foi preso em Aracruz junto com outros quatro adultos e um adolescente, todos suspeitos de envolvimento em uma tentativa de homicídio ocorrida momentos antes, no bairro de Fátima, no mesmo município. Segundo a PM, o grupo estava armado com fuzis e usava uniformes falsos da Polícia Civil.
Os outros detidos foram identificados como Caio de Faria Martins, 28 anos; Jardel dos Reis Marrane Santos, 25 anos; e Tiago dos Santos, 39 anos. Uma mulher de 29 anos também foi detida, mas não teve o nome divulgado por não ter sido autuada. O adolescente apreendido também não teve a identidade revelada, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Após a tentativa de homicídio, o grupo fugiu para uma área de mata no bairro Portelinha, onde houve confronto com os policiais. Caio foi capturado ainda no local, e os demais foram localizados posteriormente em ações de busca da PM.
Ainda de acordo com a corporação, os presos são suspeitos de integrar uma facção criminosa que atua na região e planejava ataques contra grupos rivais para assumir o controle do tráfico de drogas em Aracruz. (Da Redação com A Gazeta)
Jovem morre após ser agredido com pauladas e pedradas em Nova Venécia
Comente este post