Dois adolescentes foram assassinados no meio da tarde desta quarta-feira (23) no bairro das Laranjeiras, na Serra. Moradores ouviram tiros, acionaram a Polícia Militar, que encontrou os dois corpos.
Victor Miguel da Silva Bonfim, de 14 anos, e João Lucas Félix Bendel, de 15 ano, foram assassinados por volta das 15 horas. De acordo com testemunhas ouvidas pela Policia, tinham envolvimento com tráfico de drogas nas ruas do bairro. A Polícia Civil vai investigar o caso.
O Espírito Santo teve três homicídios no dia. O outro foi em Santa Rosa, Guarapari, município que apresenta elevação de 30% nesses crimes em 2025 comparado com 2025.
Por coincidência, ou não, Guarapari tem limites municipais com Vila Velha, que vive períodos de tensão com guerra do tráfico as regiões 5, concentrada na Grande Terra Vermelha, e 2, na área de Santa Rita e Primeiro de Maio.
Vila Velha está com índice de homicídios 18% mais alto em 2025 do que em 2024 no período até 23 de julho – 204 dias do ano. A pior área é a da 13a Companhia Independente da PMz localizada no Residencial Jabaeté, na zona conflagração da região 5, que teve elevação de 63% nos homicídios este ano.
O Estado reduziu -17% em 204 dias de 2025 em relação a 2024. Todos as cinco Regiões Integrada de Segurança Pública (RISP) estão com redução de homicídios.
CACHOEIRO SE DESTACA
Na segunda região com mair redução de homicídios (-23,9%), no Sul do Estado, destaque para Cachoeiro de Itapemirim, com cerca de 200 mil habitantes.
A maior cidade do interior da região Sul do Espírito Santo, completou, nessa quarta-feira (23), 35 dias seguidos sem homicídios. E no ano apresenta índice de 8,13 homicídios por grupos de 100 mil habitantes colocando-se entre as cidades com menores índices do Brasil.
O último assassinato registrado na cidade foi em 18 de junho. As estatísticas estão disponíveis no Mapa da Paz, do Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp).
Em 2025, Cachoeiro de Itapemirim vem apresentando dados importantes de redução da criminalidade violenta.
Além do período de mais de um mês sem mortes, o município já acumula 318 dias sem feminicídios e registra uma redução de 46% nos assassinatos, considerando o período de 1º de janeiro a 23 de julho.
Neste ano, foram registrados 9 homicídios, contra 14 no mesmo período de 2024. O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, destacou os investimentos do Governo do Estado como um dos pilares para os resultados alcançados.
“Conduzimos um trabalho sério, integrado, com muita dedicação nos últimos anos, e os resultados são para todos. Os dados são bons, há uma redução evidente nos índices de criminalidade, e vamos seguir com a mesma energia”, disse Ricardo.
O vice-governador acentuou:
“Combate à criminalidade não se faz apenas com tiro, porrada e bomba, mas também com oportunidades e cultura de paz”.
O Estado Presente tem ampla frente de atuação, segundo Ricardo, “com reflexos diretos na Segurança Pública. Forças de Segurança valorizadas e com ampliação constante de efetivo. Integração, inteligência e investimentos do nosso governo”.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou que esse é mais um importante registro que deve ser feito, tendo em vista as dificuldades no combate aos crimes contra a vida e a dedicação dos servidores das forças policiais.
“O programa Estado Presente é isso. Temos conseguido recordes em diversos municípios. Já tivemos Vitória com mais de 60 dias sem mortes, Aracruz também, Linhares ficou mais de 30 dias sem assassinatos e agora Cachoeiro. Cidades com grandes populações, mas em que temos um trabalho constante e sério das forças policiais para identificar e prender quem tenta tirar a paz social da população. Seguiremos nesse caminho, realizando cada vez mais operações e um trabalho de monitoramento de dados”, frisou Damasceno.
Operação
Na última segunda-feira (21), a Sesp deu início à operação integrada Estado Presente em municípios da região Sul, com a participação das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, além do apoio do Notaer.
Ao todo, seis maiores foram presos em cumprimento de mandados de prisão, e um menor foi internado, também por mandado em aberto. Além disso, seis armas de fogo foram apreendidas, assim como drogas, um veículo adulterado recuperado e dinheiro. (Da Redação)
Comente este post