O governador Renato Casagrande (PSB) pediu ao Governo Federal a implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre, no Sul do Estado.
A informação é do Blog do Elimar Côrtes, jornalista com acesso aos bastidores do Governo do Estado. De acordo com Elimar, o pedido foi feito ao Presidente Lula na solenidade de assinatura da autorização para o curso de Medicina no campus de São Mateus.
O evento foi no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ministros de Estado e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
“Os investimentos em educação têm trazido resultados significativos, com nossas escolas de Ensino Médio alcançando excelentes avaliações. Este é um momento histórico para a população do norte capixaba. E já que fui autorizado a pedir, solicito ao MEC [Ministério da Educação] a expansão do curso de Medicina para o Centro Universitário Sul, que fica em Alegre, onde a Ufes tem sua extensão. Peço ao Governo Federal que avalie essa possibilidade”, ponderou Renato Casagrande.
O campus de Alegre é o mais antigo da Ufes no interior, criado na década de 70, quando a Escola Superior de Agronomia do Espírito Santo (Esaes), criada por líderes locais, foi federalizada no ano da formatura de sua primeira turma.
Hoje, tem 17 cursos de graduação em dois centros: de Ciências Agrárias e Engenharia e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde. Oferece, ainda, nove mestrados e quatro doutorados.
O campus se expandiu e hoje tem atividades também nos municípios de Jerônimo Monteiro e em Sâo José do Calçado. (Da Redação com Blog Do Elimar Côrtes)
Comente este post