Uma baleia-franca-austral (Eubalaena australis), também conhecida como franca-do-sul, foi avistada na tarde de sábado (19) nas águas próximas à praia de Guriri, no Norte do Espírito Santo. A aparição foi confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Mateus, e frequentadores do litoral registraram o momento em vídeos que já circulam nas redes sociais.
Segundo Lupercio Barbosa, pesquisador de Mamíferos Marinhos e fundador do Instituto ORCA, a identificação da espécie se deu pela cor negra, formato mais alargado da cauda e, especialmente, pelo borrifo em “V” característico da baleia-franca-austral.
“O borrifo em formato de ‘V’ é característica dessa baleia. Quando eu vi a cor negra, a cauda mais alargada, eu já tinha ideia. Depois que vi o borrifo, tive 100% de certeza”, afirmou Barbosa.
De acordo com o pesquisador, a franca-do-sul, assim como a jubarte, migra nesta época do ano para latitudes mais baixas em busca de águas mais quentes.
“É comum esse deslocamento dela, assim como da jubarte, para cá, nas latitudes mais baixas. Elas se aproximam da praia, diferentemente das jubartes. Elas em geral ficam muito próximas à linha de arrebentação”, explicou.
Barbosa acrescentou que esse comportamento está ligado aos cuidados com filhotes:
“Geralmente, elas estão com filhotes. Vão para essas áreas para descansar, cuidar das crias e amamentar.”
Embora a baleia-franca-austral seja mais comumente observada em praias de Santa Catarina, no Sul do país, a espécie também é registrada em grande número na Península de Valdés, na Argentina. Segundo o Projeto Franca Austral, durante o verão no hemisfério sul esses mamíferos permanecem em regiões polares e, no inverno, migram para águas tropicais, onde se reproduzem. (Da Redação com A Gazeta)
Comente este post