Exemplo de reconhecimento do potencial feminino, com mais da.metade do secretariado ocupado por elas, o município de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, sediou nesta quarta-feira (16) a 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres.
O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu representantes de quatro municípios da região: além da sede, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Águia Branca.
A conferência aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no bairro Irmãos Fernandes, das 9h às 16h, e teve como tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas”.
A programação incluiu palestras, debates em grupo e a formulação de propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual, prevista para os dias 28 a 30 de agosto, em Aracruz.
Entre os destaques da solenidade, estiveram a presença da Subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Fabiana da Silva Araújo Malheiros, e da vice-presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos das Mulheres, Maria José Marcondes Pimenta.
Também participaram autoridades municipais e regionais, como o prefeito em exercício de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço; o secretário de Direitos Humanos, Maurício Marins; e a secretária de Assistência Social do município, Cleidmar de Almeida Rezende.
Representantes dos demais municípios também marcaram presença, como a vice-prefeita de Água Doce do Norte, Vilminha Costa Aquino, e secretárias de Assistência Social de Ecoporanga, Água Doce do Norte e Águia Branca.
O evento contou ainda com a presença do promotor de Justiça, Marcelo Victor Amorim Gomes de Melo, da cabo da Patrulha Maria da Penha do 11º Batalhão da Polícia Militar, Thamara Milla Nunes Gonçalves, além de servidores públicos e populares.
“Porta aberta para novos direitos”
Durante a abertura, o prefeito Wanderson Melgaço destacou o papel das mulheres nas secretarias municipais e a importância de haver uma pasta dedicada às políticas públicas voltadas para elas.
“Fomentar essas políticas públicas não é só uma forma de cuidar das mulheres, mas também de agradecer por tudo o que elas fazem pelo município e pela sociedade”, disse.
Já o secretário Maurício Marins reforçou que o evento marca o retorno de uma conferência regional após uma década sem realização.
“É a abertura de uma porta, que pode trazer recursos e ampliar o direito das mulheres. Nada melhor do que honrar as mulheres ampliando seus direitos”, afirmou.
A subsecretária estadual e palestrante do evento, Fabiana Malheiros, ressaltou a importância do debate contínuo para garantir e avançar em conquistas históricas.
“Desde o voto até a Lei Maria da Penha, a lei do feminicídio, a igualdade salarial… tudo isso é fruto de luta. Precisamos manter essas conquistas e avançar ainda mais”, pontuou.
Discussões e encaminhamentos
Os participantes foram divididos em grupos para discutir os quatro eixos temáticos da conferência. As propostas elaboradas foram votadas e aprovadas em plenária, e os delegados escolhidos representarão seus municípios na etapa estadual em Aracruz. (Da Redação com Secom/PMBSF)





Comente este post