* Ronaldo Cassundé
A chapa da deputada federal Jack Rocha, atual presidente do PT estadual, alcançou isoladamente 39,50% do diretório estadual, enquanto cada uma das demais forças políticas da chapa liderada por João Coser obteve 9,21% das cadeiras. No contexto geral, o PT apresenta uma divisão por conta de visões diferenciadas das tendências internas do partido.
Três chapas concorreram ao Processo de Eleições Diretas (PED) no Espírito Santo, realizado no dia 4 deste mês, resultando em uma nova correlação de forças das correntes internas do partido e suas respectivas lideranças: Jack Rocha, Helder Salomão, deputados federais, João Coser e Iriny Lopes, deputados estaduais, e o senador Fabiano Contarato.
O grupo da deputada Jack Rocha obteve a maioria dos votos para o Diretório Estadual. Da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) tem como principal característica o alinhamento às posições de figuras públicas como o presidente Lula; o ex chefe da Casa Civil José Dirceu; a ex presidenta do PT nacional, Gleisi Hoffmann, e o presidente eleito do PT nacional, Edinho Silva.
Nesse contexto, a CNB vai continuar sendo maioria isolada do PT do Espírito Santo e deverá seguir liderando o partido justamente nos temas mais importantes, aqueles que são submetidos ao Diretório Estadual: ocasião em que os demais agrupamentos tendem a ficar divididos.
A chapa vencedora, embora tenha alcançado 55,26% dos votos, foi composta por agrupamentos com histórico recente de divergências profundas, que inúmeras vezes ganharam as páginas dos jornais. Sua formação reunia desde João Coser, de centro direita, até as Tendências Articulação de Esquerda, da deputada estadual Iriny Lopes, e Democracia Socialista (DS), da vereadora petista de Cariacica, Açucena, que se declaram favoráveis à tomada do poder insurrecional, inspirada na Revolução Russa do início do Século XX. Passando pelos agrupamentos Democracia e Participação (Perly Cypriano), Resistência Socialista (deputado federal Hélder Salomão) e “grupo do senador” Fabiano Contarato.
Já a terceira chapa, que alcançou 5,24% da votação, era formada por remanescentes da “Ruas e Redes”, que já abrigou o ex-vereador de Cariacica André Lopes, que hoje não está mais no PT.
*O autor é jornalista
Comente este post