Após dois dias de interdição total, os indígenas pataxós que protestavam desde as 8h30 da manhã de segunda-feira (07) na BR-101, km 793, nas proximidades do trevo de Itamaraju, liberaram a pista para o tráfego de veículos na noite desta terça-feira (08).
A manifestação ocorreu nas imediações do Parque Nacional do Monte Pascoal. Uma motorista capixaba, que retornava de uma entrega em Eunápolis, foi agredida e humilhada , e ainda teve seu caminhão incendiada na segunda-feira (7), no incidente mais grave.
Apesar da liberação, o fluxo de veículos ainda é bastante lento na região, devido ao grande acúmulo de carros e caminhões que ficaram retidos durante o protesto.
A situação exige atenção redobrada de motoristas que trafegam pelo trecho.
Durante o ato, vários indígenas utilizaram faixas e entoaram palavras de ordem para denunciar perseguições a lideranças de comunidades locais, cobrando providências das autoridades. O trânsito deve ser normalizado gradativamente ao longo do dia.
INTERDIÇÃO
Membros do povo pataxó bloquearam a Rodovia Governador Mário Covas (BR 101) no trevo de Itamaraju, no Sul da Bahia, exigindo a libertação do cacique Saruí, que foi preso na semana passada pela Força Nacional com armas e grande quantidade de munição numa região de conflitos fundiários.
Ônibus fucaram parados em pátios de hoteis e de postos de gasolina da região, caminhões com cargas perecíveis, rodoviárias lotadas de passageiros querendo viajar. O quadro era de caos, segundo relatos da região, sem que nenhuma autoridade se manifeste. (Da Redação)
Barbárie: veja vídeos das agressões a motorista mulher do ES por indígenas na BR 101
Comente este post