Dez mulheres do bairro Campo Novo receberam, nesta terça-feira (1), o diploma de formação no primeiro módulo do curso de pintura em tecido e patch aplique promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em Barra de São Francisco.
A cerimônia de encerramento do primeiro módulo do curso foi no pátio da Comunidade São Paulo da Cruz, no bairro Campo Novo, e celebrou a entrega de certificados para as concluintes dessa etapa de formação.
O curso, oferecido gratuitamente a pessoas de baixa renda atendidas pelos programas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), faz parte de uma série de ações da Prefeitura para promover inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitários e geração de renda, especialmente entre o público feminino.
Com carga horária total de 30 horas, as aulas acontecem três vezes por semana, nos turnos da manhã ou da tarde, e podem ser realizadas tanto no CRAS quanto em outros locais e distritos. Além disso, a Prefeitura fornece todo o material necessário para o aprendizado, como tecidos, tintas e pincéis.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Márcia José de Almeida, o curso tem impacto direto na qualidade de vida das participantes. “A pintura tem se mostrado uma das principais ferramentas no combate à ansiedade e à depressão. Além de ajudar emocionalmente, ainda permite que essas mulheres gerem renda com a produção de panos de prato, toalhas e outros artigos”, afirmou.
O curso é ministrado pela professora Dolcileia Dias Saldanha, pedagoga com pós-graduação em Educação Especial e experiência em pintura em tecido desde 2001. Segundo ela, além de ensinar uma nova habilidade, a pintura também atua como uma forma de terapia. “Ao pintar sobre tecido, as pessoas podem liberar a criatividade e a imaginação, expressando emoções e sentimentos. É uma forma de relaxar e aliviar o estresse, a depressão e a ansiedade”, destacou.
A cerimônia contou com a presença das formandas, familiares e representantes da assistência social municipal. (Da Redação com Secom/PMBSF)
Comente este post