As comunidades católicas de Barra de São Francisco se reuniram nesta quinta-feira (19) para celebrar a Solenidade de Corpus Christi com fé, arte e tradição. Desde as primeiras horas do dia, fiéis da Paróquia São Francisco de Assis estiveram mobilizados na Avenida Edson Henrique Pereira, no Centro da cidade, para confeccionar os tradicionais tapetes coloridos, símbolo marcante da data religiosa.
A confecção dos tapetes, que tem origem portuguesa e chegou ao Brasil na época da colonização, representa o acolhimento a Jesus Cristo, em referência à entrada d’Ele em Jerusalém, quando as ruas foram enfeitadas com ramos e mantos para sua passagem. Para os católicos, os tapetes integram o trajeto da procissão com o Santíssimo Sacramento – presença real de Jesus no Pão Eucarístico.
Os desenhos são feitos diretamente no chão e preenchidos com materiais como serragem, sal colorido, areia, borra de café, cascas de ovos e flores. Durante todo o dia, imagens e vídeos da preparação dos tapetes circularam nas redes sociais, mostrando o empenho e a criatividade dos participantes.
A programação do Corpus Christi na paróquia contempla missas e procissões em várias comunidades. Às 17h, a celebração principal acontece na Igreja Matriz, seguida de uma grande procissão pelas principais ruas do Centro da cidade, com a participação das comunidades de São Sebastião (Vila Alegre), Santa Luzia (Monte Senir) e Santa Terezinha (Paulista).
“Eu sou o pão da vida.” (Jo 6,35) — é com essa citação bíblica que a paróquia convida todos a viverem com intensidade esse dia santo, ressaltando a importância da Eucaristia como fonte de força, união e esperança. “A Eucaristia é o coração da nossa fé”, destacou a mensagem oficial da Paróquia São Francisco de Assis, que integra a Diocese de São Mateus.
Corpus Christi é feriado em Barra de São Francisco?
Apesar de Corpus Christi ser ponto facultativo em âmbito nacional, em Barra de São Francisco a data é considerada feriado municipal, conforme estabelece uma lei local de 1971 que trata dos feriados religiosos. Neste ano, porém, a sexta-feira (20) não será ponto facultativo para os serviços públicos municipais, que funcionarão normalmente. As escolas da rede municipal, no entanto, não terão aulas.
A celebração de Corpus Christi ocorre sempre numa quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, sendo uma das datas mais importantes do calendário litúrgico católico. (Da Redação)

Comente este post