Uma moto com mais de R$ 205 mil em débitos foi apreendida na tarde dessa segunda-feira (19) durante uma blitz da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado. O veículo foi localizado com o auxílio do sistema de monitoramento do Cerco Inteligente, operado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
De acordo com o Detran, o valor acumulado se refere, majoritariamente, a multas de fiscalização eletrônica, principalmente por excesso de velocidade. Além disso, o licenciamento da moto estava atrasado desde 2010.
A operação é resultado da atuação conjunta entre os órgãos de trânsito. O veículo passou a ser monitorado após ser incluído no sistema do Cerco Inteligente a pedido do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), por estar entre os veículos com mais débitos registrados no Espírito Santo.
Com o rastreamento realizado pelo Cerco Inteligente, foi possível identificar que a moto circulava pela cidade de Barra de São Francisco. As informações foram repassadas à equipe da patrulha de trânsito do 11º Batalhão, que montou uma blitz na rodovia ES-080, na região conhecida como “Reta do Maia”, na saída do município. Durante a ação, o veículo foi interceptado e removido para um pátio credenciado ao Detran|ES.
O condutor da moto não tinha mandado de prisão em aberto, mas possuía várias passagens pela Justiça por diferentes crimes, segundo a PM. Após a abordagem, ele foi liberado.
Para o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, a tecnologia do Cerco Inteligente, aliada à cooperação entre os órgãos, tem sido fundamental para identificar infratores reincidentes.
“Esses veículos acumulam um grande valor em débitos de multas por estarem rotineiramente desobedecendo às leis de trânsito. São condutores que utilizam esses veículos de forma irresponsável, colocando em risco a segurança nas vias e a vida das pessoas. A parceria dos órgãos foi fundamental para retirar esse veículo de circulação”, afirmou.
O tenente Lourenço, chefe da subseção de comunicação do BPTran, destacou que o alto valor em infrações revela um desrespeito sistemático às normas de trânsito.
“Os militares do Batalhão acompanham de perto os veículos que mais cometem infrações para buscar e apreender sempre que estiverem transitando de maneira irregular”, ressaltou.
Já o comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Jader Roberto, enfatizou a importância das ações durante o período da colheita do café, época em que há aumento significativo de circulação de veículos e pessoas na região.
“Recebemos muitos trabalhadores de fora, e entre eles podem haver foragidos da Justiça e veículos irregulares. Apreensões como esta geram transtornos para os proprietários, pois muitos venderam os veículos sem realizar a transferência, o que os mantém responsáveis pelos débitos acumulados”, explicou.
Blitz Inteligente
O Cerco Inteligente do Detran|ES também é utilizado para o combate à clonagem de veículos, fiscalização de transporte escolar clandestino e irregular, além de mapear veículos com KIT Gás fora da inspeção obrigatória e identificar infrações como excesso de velocidade. As informações são utilizadas para o planejamento de operações e blitze mais eficazes.
Segundo Jederson Lobato, o sistema é uma ferramenta estratégica para melhorar a segurança no trânsito.
“A Central de Monitoramento do Cerco Inteligente, com o painel da Blitz Inteligente, permite identificar os locais e horários com maior incidência de infrações. Isso nos ajuda a planejar ações com foco na proteção da vida e na segurança viária”, concluiu. (Da Redação com Governo do ES)
Comente este post