Uma mulher foi detida na manhã desta segunda-feira (5), após agredir e ameaçar funcionárias do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.
Segundo a ocorrência, a polícia foi acionada via para se deslocar até o CRAS, no bairro Nova Barra. Ao chegarem ao local, os militares encontraram a acusada, identificada como Valdirene, sendo atendida pelas funcionárias da unidade.
De acordo com relato da vítima, que é uma das servidoras do CRAS e vítima da agressão, Valdirene comparece mensalmente à unidade para obter informações sobre o andamento de seu benefício social, mesmo já tendo sido informada de que o próximo recadastramento está previsto apenas para novembro de 2026.
Conforme relato da vítima, a acusada costuma proferir xingamentos, ameaças e ofensas aos funcionários.
Nesta segunda-feira, Valdirene teria dado um tapa no rosto de Cidiana, gesto presenciado por outras funcionárias, embora não tenha deixado lesões visíveis.
Questionada, a acusada alegou que o ato teria sido apenas um “carinho” e negou ter cometido agressão. No entanto, também ameaçou as servidoras dizendo: “Se não resolvessem meu problema, eu vou esperar vocês lá fora e vou rasgar as duas de faca”.
Diante dos fatos, os policiais ofereceram a Valdirene a possibilidade de assinar um Termo Circunstanciado por lesão corporal, o que foi recusado por ela sob a justificativa de que “não havia cometido crime, pois não ficou marca no rosto da vítima”.
A acusada foi conduzida a pé até a Delegacia de Polícia, localizada próxima ao local da ocorrência. Durante o procedimento, ela apresentou resistência ao se recusar a entregar a bolsa que portava e, por medida de segurança, foi algemada enquanto era lavrado o boletim.
Após o ocorrido, o CRAS emitiu uma nota explicando a situação do cadastro da acusada no CadÚnico, veja na íntegra:
“Diante das informações da insatisfação da beneficiária do CadÚnico, esclarecemos que o cadastro da mesma estava atualizado não sendo necessário uma nova atualização, pois a mesma inclusive está com as parcelas do Bolsa Família, Programa de Transferência Direta de Renda do Governo Federal Lei 14601 de 19/06/2023 em dia.
E também segundo o Art. 299 do Código Penal que estabelece um prazo de 24 meses para atualizar o CadÚnico, mantendo-o ativo para participar dos programas Federais, Estaduais e Municipais.”
Comente este post