Um grupo de pessoas em caminhões e apoio de automóveis, alguns deles de luxo e novos, começou a ocupar uma área da Suzano Celulose na madrugada desta segunda-feira (17) na microrregião Nordeste do Espírito Santo.
A área fica na ES 010, entre Itaúnas e Conceição da Barra, próximo a Linharinho. O grupo, composto por algumas dezenas de homens e mulheres, porta bandeiras vermelhas, de um movimento paralelo ao conhecido MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).
Segundo as primeiras informações, esse grupo paralelo teria a liderança de um ex-militante do MST e se autointitula “Movimento Resistência e Luta pela Terra” (MRLT).
A existência desse grupo e seus planos de invasão de áreas foi denunciada na semana passada pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) em documentos enviados ao governador Renato Casagrande e à Secretaria de Segurança Pública.
“Nossas informações são de que essas pessoas pretendem, até mesmo, invadir assentamentos consolidados em Aracruz e Nova Venécia para trocar a bandeira do MST pela deles”, disse Mazinho, alertando para o risco de eclosão de uma onda de violência no campo no Espírito Santo.
O deputado acrescentou que, com a movimentação desta segunda-feira, vai reforçar seu pedido de providências às autoridades estaduais.
Na quinta-feira (13), Mazinho protocolou na Assembleia Legislativa a criação de uma Frente Parlamentar de Segurança no Campo. Na sessão desta segunda-feira (17), o parlamentar vai pedir urgência na matéria para iniciar, de imediato, o debate do tema.
Na última quinta-feira (13), o MST invadiu uma área da mesma empresa, em Aracruz, e desocupou o local no sábado (15), por decisão judicial. (Da Redação)
Comente este post