A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FiCCO-ES) terá a adesão da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio de acordo de cooperação técnica, que está em fase final de tramitação e será anunciada formalmente ainda neste mês de fevereiro.
O assunto foi tratado nesta sexta-feira (7) na visita que o secretário nacional, André Garcia, fez junto com integrantes de sua equipe e de outras autoridades estaduais às instalações da FICCO-ES na Superintendência Regional da Polícia Federal, em companhia do superintendente Márcio Magno Carvalho Xavier.
A integração da SENAPPEN à FICCO-ES é vista como um reforço à importância da Força Integrada para combate ao crime organizado no Espírito Santo, bem como a reafirmação docompromisso do Governo Federal e dos Governos estadual e municipais no enfrentamento dos crimes graves e violentos e contribuirá para o incremento dos trabalhos no ano de 2025.
A Superintendência da PF destacou que a FICCO-ES foi a unidade mais produtiva dentre as Forças Integradas de todo o país no ano de 2024, tendo deflagrado 15 operações para repressão aos crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
A Força é, atualmente, composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública do ES, Secretaria de Justiça do ES, Polícia Penal Estadual, Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
PARTICIPANTES
O secretário André Garcia estava acompanhado do diretor de Inteligência Penitenciária da SENAPPEN, Antônio Glautter de Azevedo Morais, e do secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli, do subsecretário de Justiça, Franzailson Ribeiro Barbosa, do diretor geral da Polícia Penal do Espírito Santo, José Franco Morais Júnior, e do Diretor de Inteligência da Polícia Penal do Espírito Santo, Fábio Martineli, na visita à Superintendência Regional da Polícia Federal no Espírito Santo para tratar dos últimos detalhes necessários à integração da SENAPPEN na FICCO-ES.
O processo de adesão teve o aval de todos os demais integrantes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo.
Durante a visita, foram conhecidas as instalações da FICCO-ES e realizada reunião com o Superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, Márcio Magno Carvalho Xavier, acompanhado do Delegado Regional Executivo da PF, Milton Rodrigues Neves, do Delegado Regional de Polícia Judiciária da PF , Arcelino Vieira Damasceno, do Corregedor Regional da PF, Romulo Teixeira Cavalcanti, do Supervisor da FICCO-ES, Roberto Santos Costa, e diversos outros servidores da PF, para tratar dos assuntos inerentes ao ingresso da SENAPPEN na Força Integrada, bem como outras questões institucionais. (Com informações da SRPF-ES)
Comente este post