Nomes de ruas no Brasil geralmente homenageiam políticos ou pessoas da elite social. Raramente, pessoas comuns, a não ser que sejam parentes de quem faz as leis. Mas em Barra de São Francisco, a 250 quilômetros de Vitória, essa regra acaba de ser quebrada.
O ex-prefeito José Merçon Vieira, o quarto da história do município, que governou em duas oportunidades (1955-58 e 1963-66), acaba de ter o seu nome tirado de uma irmportante rua do bairro Irmãos Fernandes, trocado por João Albano, o “Neném Otto”, por meio da Lei nº 1.475/2023, sancionada pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, depois de aprovada à unanimidade pela Câmara.
A via tem início no final da Avenida Edinho Pereira, passa pelo antigo Abrigo de Idosos e termina no muro da subestação do bairro. No local do abrigo, está em construção uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, um trecho da rua foi asfaltado no fim de 2024, melhorando a mobilidade urbana.
Homenagem e Legado
O projeto justifica que a mudança do nome da rua é um tributo ao legado de Neném Otto, figura emblemática da região de Valão Fundo, onde residia e atuava como proprietário rural. “Sua dedicação à comunidade agora fica eternizada nessa justa homenagem”, justifica o chefe do Executivo.
“Com essa ação, a prefeitura reafirma seu compromisso em preservar a memória daqueles que ajudaram a construir a história da cidade, fortalecendo a conexão entre passado, presente e futuro de Barra de São Francisco”, diz Enivaldo.
Nesse mandato, o município já trocou o nome do Prefeito Manoel Vilá (interventor do Estado Novo) pelo do ex-prefeito Edinho Pereira, e também tirou o nome do Marechal Castello Branco (primeiro presidente da ditadura militar) e deu a de um ex-prefeito. (Da Redação com Secom/pmbsf)
Comente este post