Apesar de ter bons motivos para comemorar o ano de 2024, quando a região registrou a maior queda no número de homicídios do Espírito Santo, a celebração deve ser bem contida pois a Região Integrada de Ações de Segurança Pública Norte (Comando de Policiamento Ostensivo Norte e Superintendência Regional da Polícia Civil Norte) ainda detém o mais alto índice de homicídios do Estado: 28,43 por grupos de 100 mil habitantes.
A RISP Norte é subdividida em três áreas de ações integradas, totalizando 12 municípios, sendo que três deles estão entre os 10 maiores indices de homicídios do Estado: Conceição da Barra, Fundão e Pedro Canário.
Entretanto, se isso serve de consolo, registre-se que Pedro Canário reduziu pela metade os homicídios em 2024. É algo como sair do péssimo para o muito ruim. O município havia batido em 90 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, quando registrou 20 mortes violentas – já em 2024 esse número caiu para 10.
As áreas da RISP Norte são as seguintes: AISP 05 – Aracruz, Fundão, Ibiraçu e João Neiva; AISP 12 – Linhares, Sooretma e Rio Bananal; AISP 13 – São Mateus, Jaguaré, Vila Valério, Conceição da Barra e Pedro Canário.
Das cinco Regiões Integradas do Espírito Santo, a Norte é a segunda mais populosa, com 608.335 habitantes, porém, a mais extensa, cobrindo todo o litoral, desde Fundão, ao norte da Grande Vitória, até a divisa com a Bahia, em Pedro Canário e Conceição da Barra.
Se a Região Sul, com 622.783 habitantres, tem a maior cidade do interior do Estado – Cachoeiro de Itapemirim, com 198.323 habitantes – a RISP Norte tem as duas maiores cidades do noite, após Cachoeiro: Linhares, com 181.912 habitantes, e São Mateus com 133.359, e uma terceira, Aracruz, com 102.410 habitantes.
MENOR NÚMERO DA HISTÓRIA
O número de homicídios em 2024 é o menor da série histórica nessa região: 173, reduzindo 25,8% em relação a 2023, quando foram 233 homicídios. A redução se deu em oito dos 12 municípios, dentre elas os três maiores.
João Neiva manteve um único homicídio, como no ano anterior, e três municípios são pontos fora da curva: Conceição da Barra, que aumentou em 80% seu número, de cinco para nove; Fundão de sete para nove, representando aumento de 28,57%; e Ibiraçu, de um para três, aumento de 200%.
Mas os números que têm mais peso são os índices de homicídios por 100 mil habitantes: Conceição da Barra – 48,52; Fundão – 47,81; e Pedro Canário – 45,35. As outras cidades da região: Linhares – 31,88; Sooretama – 31,63; Jaguaré – 28,81; São Mateus – 28,49; Vila Valério – 28,04; Ibiraçu – 24,46; Aracruz – 16,59; João Neiva – 6,94; Rio Bananal – 4,94.
Das cidades com mais de 100 habitantes no Estado, Linhares tem o maior índice de homicídios por 100 mil habitantes. A média do Espírito Santo é de 20,76.
Índices de homicídios das cidades com mais de 100 mil habitantes
- Linhares – 31,88
- São Mateus – 28,49
- Cariacica – 25,56
- Serra – 21,14
- Colatina – 20, 99
- Vila Velha – 20,48
- Aracruz – 16,59
- Vitória – 16,04
- Cachoeiro de Itapemirim – 12,1
Um registro: Sooretama teve a maior redução de homicídios da região Norte, com 64%, caindo de 25 em 2023 para nove em 2024. O município de 28.453 habitantes vivia uma verdadeira tragédia social, com a criminalidade nas alturas em 2023, quando seu índice era de 87,95 homicídios por 100 mil habitantes.

O superintendente regional Norte da Polícia Dutra, delegado Fabrício Dutra, comemora não apenas a queda no número de homicídios, apesar de, salvo as honrosas exceções de Rio Bananal e João Neiva, e depois Aracruz, tudo ainda ser muito acima da média estadual e muitíssimo acima dos índices dos estados brasileiros mais bem sucedidos nesse quesito.
79% DOS INQUÉRITO CONCLUÍDOS
Dos3.377 inquéritos instaurados, segundo as estatísticas divulgadas pela Superintendência Regional, 79% foram concluídos (2.676) e encaminhados à Justiça com indiciamento de criminosos, resultado de 1.050 operações policiais, a maior parte delas conjuntas com a Polícia Militar, 248 prisões em flagrante, 372 mandados de prisão cumpridos, 484 mandaods de busca e apreensão, com apreensão de 105 armas de fogo, 2021 munições e 102kg de drogas, mais da metade maconha, seguindo-se cocaína e crack.
Numa outra conta, a Superintendência apresenta redução de -32,91% de homicídios em relação à média dos últimos 22 anos. Também houve redução de -57,68% nnos roubos em relação à média dos últimos 9 anos; -35,95% nos futrtos e roubos de veículos; -21,65% nos furtos, que haviam tido uma forte elevação em 2022, quando foram registrados 7.800, caindo para 6 mil em 2024.

OPERAÇÃO ASSASSINOS
“O nosso maior problema é o crime de proximidade. Para conseguir essa redução, tivemos a intensificação de dois trabalhos: da Polícia Militar no preventivo em áreas conflagradas e a Polícia Civil fechando os inquéritos para prender o que manda matar”, explicou Dutra.
O superintendente chegou para a Regional em janeiro de 2023. Ele diz que fez uma análise da situação e que o ano de 2021 tinha sido ruim, com 231 homicídios, com redução para 206 em 2022.
No ano de 2023 houve um pico para 233 e, de imediato, foi estabelecida a meta de manter abaixo dos 200 homicídios em 2024, “e conseguimos quase 20% a mais”.
Segundo ele, a estratégia foi desenvolver, por fases, a Operação Assassinos: “Nossos alvos eram elementos com muitos crimes nas costas. Havia um com 19 homicídios em Jaguaré, outro com oito em Aracruz e outro em Conceição da Barra também com muita coisa. Todos estavam com mandados de prisão em aberto, só que ninguém prendia. Então, tiramos todos eles de circulação”.
Uma das ferramentas implementadas foi a tecnologia do CIAT (Centro de Inteligência e Análise Temática), que o Governo do Estado havia investido para montar em todas as regionais e no Norte estava subutilizado.
“Passamos a monitorar os cinco elementos mais perigosos, os com mais mandados nos 12 municípçios. Chamamos o Notaer, a Polícia Penal, a Polícia Militar, o apoio da PRF, das Guardas Municipais onde tem. Prendemos os cinco e depois mais três. Os que mais matavam estão na grade. Gente que comandava o tráfico e mandava matar”, disse Dutra.

SOORETAMA SEM FREIO
O segundo problema eram os municípios mais violentos: Sooretama, Jaguaré, Vila Valério e Pedro Canário. “Conseguimos controlar nesses lugares, em Conceição da Barra estava sob controle, mas, infelizmente, este ano (2023), perdemos. Vamos voltar para recuperar. Em 2024, quem matou está preso”, assegurou Fabrício Dutra.
A situação insustentável de Sooretama era a maior preocupação: “Falei com o pessoal: se a gente não trabalhar em Sooretama vamos perder Linhares, porque temos que trabalhar Sooretama pensando em Linhares, porque a cidade é praticamente um bairro de Linhares. Fizemos várias operações em conjunto com a PM para dar volume. Foram cumpridos 200 mandados em Linhares, de busca e apreensão e de prisão. Colocamos muita gente na cadeia”.
No ano de 2023, Sooretama havia causado comoção no Estado com a morte de três adolescentes, que eram amigos e não tinham envolvimento com o crime, por vingança de traficantes de um bairro contra os do bairro onde os meninos moravam. Foram sequestrados, torturados, mortos e enterrados em cova rasa. O caso mobilizou um grande aparado policial durante 15 dias.
No final, um dos envolvidos foi assassinado em Nova Venécia, um mês depois do crime, e todos os outros foram presos, o último deles no início de maio de 2024, oito meses após o crime, cometido no dia 18 de agosto de 2023. Foram oito suspeitos presos.
Um dado que chama atenção é a prisão de grande número de estupradores na região de Linhares. Foram 85 estupradores presos em 2023 e 68 em 2024. O delegado Fabrício Lucindo, da 16ª Regional da PC, explicou que essas pessoas geralmente vêm para a região para a colheita de café. Já são criminosos em outros estados.
O caso do aumento dos homicídios não chega a preocupar o Superintendente Regional da PC. “Dos três homicídios, dois foram crimes de proximidade. Não tem como evitar. Um foi uma discussão em um bar e o outro foi um sócio de uma empresa que matou o outro”.
ALVO NÚMERO 1
João Neiva, uma cidade pequena, com bom nível socioeconômico, teve um único homicídio em 2024, mas foi emblemático. A Polícia prendeu os dois suspeitos de matar o filho de um empresário da cidade. Um dos suspeitos estava em Itapemirim, no Sul do Estado, uma região onde o movimento do tráfico está nas mãos do Comando Vermelho. E esta é a chave.,

“É de João Neiva o alvo número 1 da Polícia Civil, o traficante Bryan Lyrio Deolindo, que tem muita moral com o Comando Vermelho, está escondido no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e comanda negócios no Espírito Santo. Ele ´[e um bandido diferenciado, é culto e inteligente”, disse Dutra.
Segundo o superintendente, Bryan manda muita droga e dinheiro para o Espírito Santo. “Ele começou a colocar familiares em João Neiva, ex-mulher com um filho, primos, todo mundo aqui. É gente que lava dinheiro para o Bryan, comprando casa, empresa. Estamos mapeando tudo, vai demorar, mas estamos monitorando e mapeando”, contou.
A vítima do único assassinato em João Neiva, segundo Fabrício Dutra, era filho de um empresário, cuja mulher é prima de Bryan. “Ela fez contato com Bryan e comunicou o assassinato do filho. O pessoal do Bryan já havia feito disparos na casa dos familiares dos suspeitos. Falamos com ao advogado deles que era melhor se entregarem, porque haveria uma chacina. A gente agiu rápido e prendeu os dois. Espero que isso pacifique a cidade, que sempre foi um paraíso”, disse Dutra. (Da Redação)
CAPA: Linhares tem o mais alto índice de homicídios entre cidades com mais de 100 mil habitantes
(Esta reportagem prossegue com os casos de Pedro Canário e Guriri)
Três cidades do Noroeste foram as mais violentas do ES em 2024
Comente este post