Um avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo(12). Pelo menos dez pessoas morreram, todas ocupantes da aeronave.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião decolou de Canela, e colidiu na chaminé de um prédio, e posteriormente no segundo andar de uma residência. Em seguida, a aeronave caiu sobre uma loja de imóveis, e os destroços alcançaram uma pousada.
No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda.
A aeronave levava o empresário Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares dele.
Luiz pilotava o avião, que seguia com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. A aeronave saiu do aeroporto de Canela, que faz divisa com Gramado. Ele voou apenas por cerca de 3 km e caiu minutos após a decolagem.
O avião caiu na área urbana da cidade, e atingiu a chaminé de um prédio, uma casa, uma loja de móveis e uma pousada. Dezessete pessoas se feriram. A maior parte das vítimas precisou de atendimento por ter inalado fumaça. Duas mulheres estão em estado grave.
O local foi isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.
O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), declarou em seu perfil nas redes sociais que as informações preliminares apontam que os ocupantes da aeronave não sobreviveram.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o avião era de pequeno porte. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar e da Polícia Civil estão no local, realizam os primeiros atendimentos e investigam as circunstâncias do acidente. As informações foram confirmadas ao GLOBO pelo Corpo de Bombeiros.
Polo turístico no Natal
O local do acidente fica numa área central da cidade, que recebe a maior quantidade de turistas neste período do Natal, devido às celebrações de Natal. A Avenida das Hortênsias começa na Avenida Borges de Medeiros e vai até a cidade de Canela.
A via possui pouco mais de 9 km, e possui diversas hospedagens, de pousadas simples a opções mais luxuosas. Entre as atrações estão o Pórtico de Gramado, a Aldeia do Papai Noel, o Parque Temático Mundo Encantado e diversos museus, além de restaurantes.
Mãe morreu em acidente aéreo
A mãe do dono do avião que caiu em Gramado na manhã deste domingo (22) morreu em um acidente aéreo em 2010. Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi estava no comando da aeronave de acordo com dados fornecidos pelo sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Maria Leonor Salgueiro Galeazzi estava no avião que caiu no dia 27 de janeiro daquele ano em Iperó, na região de Sorocaba, a 125 quilômetros de São Paulo. O piloto José Andrei Ferreira dos Santos também morreu naquele dia. (Da Redação com G1 e Terra.Com)
Comente este post