Uma grande alteração vai acontecer nos canais de televisão do Espírito Santo na virada de 2024 para 2025. As mudanças vão afetar três redes de comunicação e três canais: TV Tribuna, TV Capixaba e TV Sim. E também três redes nacionais: SBT, Band e Record News.

O imbróglio dura desde o primeiro semestre de 2023, quando a Rede Sim, do empresário Rui Baromeu, chegou a marcar a data que passaria a retransmitir o SBT, quando Silvio Santos ainda estava vivo. A promessa, porém, não se concretizou.
Por decisão da Justiça de Pernambuco, a TV Tribuna continuou exibindo a programação da TV paulista.
O contrato entre as partes seria finalizado em 31 de julho do ano passado, com o SBT trocando de parceira no Espírito Santo. A nova afiliada seria a Sim TV, que pertence a outro grupo da região.
Para pedir a suspensão do contrato, o SBT alegou que a TV Tribuna não fez investimentos em modernização e na ampliação de sinal. Nos últimos relatórios de vistoria, anexados ao processo, o SBT disse ter provas de que a Tribuna estava “abandonada”.
O Grupo João Santos, por sua vez, diz que o SBT quer deixar a TV Tribuna por causa do processo de recuperação judicial em que está envolvido desde dezembro de 2022. O conglomerado tenta sanar dívidas na casa dos R$ 13 bilhões.
Nesse vai-e-vem, muita coisa aconteceu nos últimos meses, mas a Tribuna Norte-Leste descobriu o que vai acontecer a partir de primeiro de janeiro de 2025.
A TV Tribuna do ES vai passar a transmitir o sinal de rede da Band, como já acontece com a TV Tribuna de Recife.
A TV Capixaba, do grupo Sá Cavalcante, gigante do setor da construção civil que construiu Shopping Praia da Costa, em Vila Velha (e vendeu a um fundo de investimentos), vai ficar com a Record News.
E a Sim TV, de Rui Baromeu? Vai passar a retransmitir o sinal do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), como já estava previsto, o que levou Baromeu, dono de dezenas de emissoras de rádio no ES e Estados vizinhos, a adquirir o prédio da antiga Telest e depois Vivo, na Enseada do Suá, para sediar a rede de comunicação.
A TNL descobriu que os três grupos fecharam esse acordo e, a partir de 2025, as Televisões do Espírito Santo nunca mais serão como antes. (Da Redação)
Comente este post