A EcoRodovias, rolding que inclui a ECO101, concessionária de 450 quilômetros da BR 101 desde o Sul da Bahia até a divisa do Espírito Santo com a Bahia, acaba de ganhar uma nova concorrência para administrar parte de uma rodovia de grande movimento no Estado mais rico do País: a Raposo Tavares, em São Paulo.
O trecho envolve 10 municípios — Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes — e é composto pelas seguintes rodovias:
- Rodovia Raposo Tavares (SP-270) — entre os km 10,9 e 34;
- Rodovia Presidente Castelo Branco (SP-280) — entre os km 13,2 e 54,1;
- Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-029) — entre os km 34,5 e 43,7;
- Estradas, ruas e avenidas que ligam as cidades de Cotia e Embu das Artes.
A empresa arrematou a Nova Raposo depois de oferecer um lance de R$ 2,19 bilhões. A concessão inclui trechos de rodovias sob administração da CCR ViaOeste, cujo contrato está perto do fim, e estradas que hoje pertencem ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). A outorga mínima fixada pelo governo era de R$ 4,6 milhões.
No total, o projeto prevê investimentos de R$ 8 bilhões em obras ao longo da concessão. A concessionária ficará responsável por 92 km de rodovias durante 30 anos, prazo definido no contrato.
A empresa bateu a proposta de outras concorrentes. A EPR havia oferecido R$ 1,17 bilhão de outorga pelo lote, e a CCR, R$ 1,04 bilhão. O menor lance foi da Via Appia, que propôs R$ 477,48 milhões. Não houve disputa no viva-voz (quando os proponentes vão aumentando suas propostas, até chegarem ao valor final).
Na BR 101, no Espírito Santo, a empresa deixou muito a desejar. A rodovia já deveria estar toda duplicada, mas a ECO101 só fez pouco mais de 10%, resolveu devolver a concessão, continuou cobrando pedágio e agora fez um novo acordo muito distante da previsão inicial de duplicar os 450 quilômetros, o que já deveria estar feito.
Conforme o novo contrato, após nove anos responsável pela BR-101 tendo duplicado apenas 46km da rodovia no Espírito Santo, a EcoRodovias vai permanecer com a concessão da via e terá o contrato otimizado. Nesta nova fase de concessão, fica estabelecido que a empresa terá que entregar apenas 35% das vias duplicadas, ou seja, 170Km. Os trechos duplicados não foram detalhados.
(Da Redação com Folha de SP e O Globo)
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