Uma obra que custou o equivalente a R$ 20 bilhões e que promete mudar as relações e o desenvolvimento, ou seja, o eixo econômico do Sul global, está dando o que falar e mexendo com os nervos não apenas na América do Sul, por conta de seus benefícios, mas dos Estados Unidos, que temem tratar-se não apenas de uma estratégia econômica, mas de uma declaração geopolítica de longo prazo, com intenções militares.
Fato é que, ao construir o maior porto comercial da América Latina em Chancay, a 70 quilômetros ao Norte de Lima, a China sinaliza sua disposição de intensificar suas relações com o continente ao reduzir em 20 dias as viagens entre a Ásia e a América do Sul, com navios tão grandes que não conseguem passar pelo Canal do Panamá. E tudo parece já estar sendo pensado, inclusive a construção de uma ferrovia bioceânica do Peru à costa Atlântica, mudando também a dinâmica econômica e logística do Brasil, maior economia da América Latina.
Com 15 docas, o Porto de Chancay é um entre 40 portos espalhados pelo globo com a participação chinesa e estratégicos para os negócios do País asiático.
Confira no vídeo: https://youtu.be/wJ_-A77zEUo?si=L-FPrkuInYTZuOhy
China vai construir túnel de 500km nos Andes para chegar aos campos de grãos do Brasil?
Comente este post