A 6ª Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce inicia no dia 11 de junho, um domingo, às 8h30, em Ibiraçu, a Semana Missionária. A abertura será no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, com a presença do bispo diocesano de Colatina, dom Lauro Sérgio, que presidirá a missa de acolhida e envio dos missionários vindos das dioceses mineiras banhadas pelo Rio Doce.
Semana Missionária
De 12 a 17 de junho, os missionários participam da Semana Missionária na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Linhares. Na ocasião, o grupo conhecerá a realidade local e poderá viver momentos de fraternidade juntamente com as comunidades que estão próximas à foz do Rio Doce.
A Paróquia São Paulo Apóstolo foi escolhida justamente pela sua localização geográfica: próxima à Regência, região litorânea por onde desaguaram os rejeitos de minério após o rompimento da barragem em Mariana (MG), em novembro de 2015.
Essa Semana Missionária incluirá visitas às famílias, comunidades e escolas, momentos celebrativos e culturais e um dia de limpeza na praia.
Momento cultural
No dia 15 de junho (quinta-feira), haverá um momento cultural em Colatina dentro da programação da romaria.
Encerramento em Regência
O ponto alto acontece no dia 18 de junho em Regência, litoral de Linhares. Já estão confirmadas caravanas vindas das dioceses do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Às 7h, os romeiros serão acolhidos com muita animação. Em seguida, todos seguirão em caminhada até o local da celebração, que acontecerá de frente para o mar. A missa será presidida às 8h por dom Lauro. Em seguida, prossegue a caminhada até o píer da associação de pescadores onde haverá a fixação da cruz. A programação segue após a missa com apresentações culturais da Banda de Congo de Regência e festival de concertina. (Da Redação com Diocese de Colatina)
Comente este post